winner_logo__horizontal_l-1mob-1

Como estudar inglês sozinho?

Como estudar inglês sozinho

O estudo de um segundo idioma vem cada vez mais sendo necessário no Brasil. Muitas empresas já começam a exigir até mesmo um terceiro idioma, sendo que o inglês se torna basicamente obrigatório, como se fosse o ensino médio. No Brasil, é obrigatório o ensino da língua inglesa no ensino fundamental e médio, porém o ensino é tão fraco e defasado que não é incomum conhecer pessoas que somente aprenderam em aulas particulares, ou até mesmo estudaram inglês sozinho. Ai sempre vem aquela pergunta, como estudar inglês sozinho é possível?

O inglês, assim como qualquer outra matéria, é possível estudar sozinho, porém fica mais fácil quando o ensino é começado com um professor e depois prosseguido sozinho. Mas não se preocupe se você está começando agora, estudar inglês sozinho ainda é fácil mesmo sem nunca ter tido uma única aula.

1. Online Video Classes

Para começar a estudar inglês sozinho, o ideal é começar com vídeo-aulas disponíveis na internet. Aulas somente em áudio também serão efetivas, contanto que tenha áudio, na realidade é preferível, só recomendo vídeo pois é mais fácil prender sua atenção em uma única tarefa, e as informações também poderão ser complementadas no vídeo.

Vídeos costumam ser disponíveis em sites como o YouTube e o Vimeo, porém alguns blogs gratuitos também possuem a própria plataforma de execução de vídeos. Tente prestar bastante atenção nas informações, e ver de diversas fontes para adaptar seu aprendizado a diferentes estilos de ensino.

2. Listen and repeat

Quando estiver vendo um vídeo, assistindo a filmes e séries, ouvindo uma música e principalmente quando estiver estudando com os vídeos e áudios, tente sempre fazer a atividade do “Listen and repeat”, que é basicamente ouvir o que se está dizendo e tentar repetir com exatidão a frase, termo ou palavra dita.

Assim, você poderá analisar com mais detalhes o que se está aprendendo, como se fala e o que exatamente você está falando. Aprendendo com nativos falando naturalmente é uma boa ideia, então tente assistir jornais e entrevistas em inglês quando for estudar inglês sozinho para ouvir a língua em seu estado mais natural, ou seja, não enquadrada ao ensino.

Essa também é uma forma de garantir que quando for estudar inglês sozinho, você aprenda diversos sotaques e tente ao máximo entender a língua naturalmente, servindo como exercício tanto de absorção da língua quanto treinamento para sua pronuncia ser aprimorada e refinada.

estudar-ingles-sozinho

3. Learn how to learn

Never give up on learning something new. Essa é minha melhor sugestão para quando for estudar inglês sozinho. Caso você tenha travado em alguma regra de ensino específica, ou não está compreendendo um assunto muito complexo, tente ver esse mesmo assunto ou matéria de diferentes fontes.

Analise seu processo de aprendizado para poder tirar o maior proveito de suas sessões programadas de estudo, podendo assim ser mais direto e preciso, buscando formas mais específicas que funcione para que você entenda as matérias que tenha dificuldade, economizando assim muito do seu tempo. Persist and don’t give up.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *