winner_logo__horizontal_l-1mob-1

Como manter o foco na hora de aprender inglês

Hey Friends!

Quando falamos de foco automaticamente estamos falando de tempo. Pois cada vez mais precisamos otimizar nosso tempo e utilizá-lo da melhor forma para focar no que realmente é importante e nos trará resultado.

O primeiro passo seria você contabilizar o seu tempo, veja se você tem vinte, trinta ou até mesmo uma hora por dia para estudar. “Ahh mas eu não tenho tempo para estudar”. Não se desespere! pois é bem provável que você tenha tempo e ele esteja sendo mal administrado.

Sabe aqueles 30 minutos que você passa no facebook e mais 1 hora no Instagram? e mais uns minutinhos no WhatsApp? pois então… É só questão de organização de tempo. Que tal você destinar essas horas de redes sociais para os estudos? A disciplina é fundamental para o sucesso. Tente também lembrar das recompensas que o estudo irá lhe trazer (Esse talvez seja um dos maiores motivos).

Se programe!

é extremamente importante que você crie uma rotina, que tal criar uma programação no calendário com datas e horários para estudar? Defina os dias que você realmente pode, para não cair na armadilha do “final de semana eu estudo”. É muito importante que você crie compromissos nos estudos com você mesmo! Afinal nós também merecemos de um tempo para chamar de “seu”, não é mesmo?

Organize seus materiais!

Talvez você já tenha alguns materiais, como aquele livro que você ganhou no seu primeiro curso de inglês e ficou lá guardado no armário. “Ah mas eu nunca fiz um curso antes e nem tenho um livro no armário” Se acalme! você tem algo muito mais valioso que se chama internet! Tenho certeza que você irá encontrar boa parte do material que precisa!

Se você chegou até aqui e não sabe por onde começar eu fiz um vídeo que com certeza irá lhe ajudar.

Para manter o foco!

O primeiro passo para você ter a disciplina necessária e manter o foco é você eliminar as distrações. Mas como eliminar as distrações? Em primeiro lugar; quando você estiver praticando inglês desligue as notificações das redes sociais como: WhatsApp, Instagram e Facebook. Colocar no modo avião ou no silencioso também é outra opção. Mas lembrando que no modo silencioso você deve colocar a tela virada para baixo ou até mesmo deixar o celular em um lugar onde você não consiga vê-lo.

Um estudo feito na Universidade Estadual da Florida mostra participantes de um teste, que recebiam notificações em seus celulares durante a atividade, boa parte, visualizava as notificações, esses mesmos participantes cometiam 3 vezes mais erros do que aqueles que não tinham o celular por perto. Bom, mas o que eu quero dizer aqui é que sua prática precisa ser focada, se você ficar sempre olhando todas notificações que aparecem no seu celular, mesmo que esteja no silencioso isso vai tirar o seu foco e aqueles 30 minutos sagrados de estudo irão cair para 05 minutos. Eu tenho certeza, que se você já está interessado em olhar se recebeu notificação é porque você está esperando ou quer interagir com algum amigo ou mensagem de alguém ali.

As pessoas e os amigos podem esperar, e consequentemente você também pode! Há muitos anos vivemos sem as tecnologias e sobrevivemos não é mesmo? O celular é o responsável por tirar boa parte da sua atenção e impede que as pessoas realizem muitas coisas por simplesmente terem essa angústia de ficar o tempo todo vendo quais são as mensagens que elas receberam, e eu diria que a maior parte das mensagens recebidas são besteiras que podia ser respondido depois. Bom, no computador também não é diferente, com a tela do celular virada pra baixo, já no computador você precisa desligar o facebook, feche todas as abas que são distrações como facebook, WhatsApp, entre outros,  isso com certeza irá lhe ajudar a focar no que você está fazendo.

Como lidar com o desânimo a longo prazo?

Você chega em casa todo empolgado falando que vai estudar e quando chega em 15 minutos fala; eu não consigo, nunca vou aprender e etc… Calma! A língua inglesa não é nenhum bicho de 7 cabeças e não precisa ser nenhum engenheiro da NASA para aprender. Para você manter o foco durante esse percurso a persistência e a disciplina serão seus aliados nessa aventura chamada estudos.

As pessoas que conseguem ter disciplina e persistência, tem algo em comum, que no caso seria um objetivo claro e um porque de elas estarem fazendo aquilo, algo que realmente as motive.

Tenha um grande motivo, isso irá fazer com que você não foque nos obstáculos e sim nos resultados que deseja. Já imaginou você falando inglês, lendo um livro em inglês ou algo que você gostaria muito de poder fazer? Talvez assistir um filme com seus amigos, sem precisar ler as legendas e poder dizer: “Nossa eu estou entendendo tudo”. Ou ir naquele show dos sonhos e entender tudo que o seu ídolo diz. Esses são pequenos exemplos dentre tantas coisas que o inglês pode nos proporcionar. Então pense: O que você faria se soubesse inglês? Quais oportunidades iriam surgir na sua vida? partindo desse ponto, crie uma meta clara e mergulhe nos estudos. Quando bater aquela sensação de desânimo, tenha calma, pense no seu real objetivo e foque lá na frente e é lá que você vai chegar, não tenha dúvida.

Gostou das dicas?

Você pode assistir esse vídeo onde eu também explico como manter o foco na hora de aprender inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.